terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

A Economia colonial - 2º módulo

Objetivos:
  • Entender as relações estabelecidas no trabalho escravo;
  • Compreender o modo de vida; o sistema escravo;   

Fonte:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Jos%C3%A9_Mariano_da_Conceicao_Velloso_-_O_fazendeiro_do_Brazil_-_cultivador.jpg    

  • Que período histórico é esse?
  • Quem são essas pessoas?
  • O que estão fazendo na primeira parte? Na segunda parte e na terceira parte do quadro?Descreva com palavras o que você percebe.
  • Que lugar é esse?Que instrumentos são esses? Pelo aspecto você pode dizer a função de cada um? 

b)    Observe o quadro e diga:
  • Que local é esse?
  • Quem são essas pessoas que estão trabalhando?
  •  Elas estão fazendo o que?
  • Que período histórico é  esse? 

 Observe o quadro e descreva o que você percebe.
  • Quem são essas pessoas?
  • O que está acontecendo?
  • Que período histórico é esse?
  •  Que lugar esse? 

 A seguir, em duplas, façam a leitura do texto contido no livro de estudos,página 81,registrando no caderno as seguintes questões: 
  1. Tipo do ambiente propício ao plantio da cana-de-açúcar;  
  2. Local onde havia o plantio, colheita e a transformação da cana de açúcar; 
  3. Responsáveis pelo financiamento da produção açucareira no Brasil;
  4. O que era a plantation?

 Texto extra de apoio: http://www.infoescola.com/historia/ciclo-da-cana-de-acucar/

Vídeo: Ep. 02: Cana de Mel, Preço de Fel - 500 Anos: O Brasil Colônia na TV - TV Escola

Fonte de pesquisas para aula: Aqui .

Nenhum comentário:

Postar um comentário